PERCEPÇÃO DE VALOR DO SEU NEGÓCIO QUE VOCÊ PRECISA TER

Atualmente é necessário saber como criar estratégias que ajudem a aumentar a percepção de valor do seu negócio, pois com o aumento acirrado da concorrência. Temos que nos manter sempre a frente e entregando para o nosso cliente o que realmente importa para ele.

É comum vermos o tempo inteiro pessoas que trabalham com vendas ou que são donos de negócios enfatizando a importância de entregar valor para o cliente, de fazer com que o seu negócio realmente seja relevante e entregue esse valor.

Como fazer uma Oferta Extraordinária que venda mais?

No entanto, é comum que ao buscarmos mais informações sobre essa entrega de valor, a gente acabe se deparando com metodologias que na verdade nos ajude a entender o que é valor para o nosso cliente.

Quando na verdade gostaríamos de ter acesso a algo mais prático para aplicarmos em nosso negócio. Essas metodologias para descobrir o que é valor na verdade são sim muito importantes.

Afinal de contas, não temos como entregar valor para alguém se a gente não sabe o que é valor no ponto de vista dela. Mas se você chegou até aqui em busca de maneiras práticas em como criar e aumentar a percepção de valor do seu negócio, você chegou ao texto certo.

A seguir te mostraremos claramente como você pode agregar e criar uma percepção de valor do seu negócio.

CARACTERÍSTICAS ESTRATÉGICAS QUE PODEM AUMENTAR A PERCEPÇÃO DE VALOR DO SEU NEGÓCIO

Quando você cria estratégias que façam com que a percepção de valor do seu negócio aumente, como consequência disso você desenvolve em seu cliente uma relação mais afetiva com o seu negócio. E isso é algo muito importante, pois significa que você conseguiu fidelizá-lo.

Além disso, quando você consegue mexer com as emoções do seu cliente, o seu valor monetário deixa de ser a prioridade e ele fica mais disposto a pagar um pouco mais caro para consumir o que você está vendendo.

Pois ele entende que ali existe valor agregado e que isso vai muito além de dinheiro. Para conseguir desenvolver estratégias que aumentem essa percepção de valor, é importante que você faça o mapeamento de toda a jornada de compra do seu cliente.

Pois com isso você consegue identificar boas oportunidades de ações que te ajudarão a aumentar o engajamento do seu público. Alguns processos que podem te ajudar a aumentar essa percepção de valor do seu negócio são:

  • O desenvolvimento do real propósito do seu negócio;
  • Destaque para as práticas voltadas à sustentabilidade, se for o caso;
  • Mensagens transmitidas como forma de comunicação;
  • Disponibilidade dos seus produtos ou serviços;
  • A relação de custo x benefício que o seu negócio proporciona;
  • O atendimento antes e após a venda.

COMO CRIAR UMA PERCEPÇÃO DE VALOR DO SEU NEGÓCIO?

– TENHA SERVIÇOS DIFERENCIADOS COMO ESTRATÉGIAS

Um dos mais importantes pontos que ajudam na criação de uma percepção de valor para o seu negócio é utilizar estratégias para ter serviços diferenciados dos seus concorrentes.

Quando você oferece mais conveniência, sem sombra de dúvidas você está contribuindo para a sua percepção de valor perante o mercado.

Você pode fazer isso por meio de produtos ou até mesmo serviços diferenciados como por exemplo:

  • Implantação de chatbot pelo whatsapp (para melhorar a comunicação da sua empresa com os seus clientes);
  • Atendimento em horários alternativos (fora de horários tradicionais e de acordo com a disponibilidade do seu cliente);
  • Entrega em domicílio, consultorias e muitos outros (esse é o caso para quem trabalhar com loja física)

– FAÇA UMA ANÁLISE DOS FEEDBACKS DAS VENDAS COMO ESTRATÉGIAS TAMBÉM

A análise de feedback das vendas faz parte do pós venda do seu negócio e é um processo muito importante, para uma das estratégias de vendas.

Quando você começa a analisar os feedbacks recebidos você consegue coletar informações muito valiosas para o seu negócio com base na visão do seu cliente.

Estratégias

Além disso, você consegue demonstrar que mesmo após a realização da compra ele continua sendo uma pessoa muito importante para o seu negócio e que a sua empresa preza sempre pela excelência no atendimento. Mantenha com eles uma comunicação constante, mas não excessiva.

Por meio das análises também é possível conseguir identificar de modo mais fácil pontos de melhorias que você pode adotar, para que assim você consiga agregar ainda mais valor aos seus clientes e assim consiga alcançar cada vez mais melhores resultados.

–  DESENVOLVA UM CLUBE DE VANTAGENS

A concorrência atualmente está alta e por isso é importante pensar em formas de fidelizar o cliente e mostrar que para ele é mais vantajoso compra do seu negócio.

É natural que o cliente vá comprar onde ele irá desfrutar de melhores benefícios e por isso pode ser interessante você criar uma espécie de clube de vantagens. Além disso, a percepção do valor do seu negócio está em jogo.

Um clube de vantagens serve para proporcionar benefícios através de um acúmulo de pontos, troca por brindes e até mesmo pode te ajudar a realizar trocas com parceiros, concedendo aos seus clientes valores promocionais no mesmo.

O clube de vantagens além de fazer com que ele seja um cliente fiel irá te ajudar a conseguir o retorno dele mais vezes ao seu negócio. Mas se você não quiser desenvolver nenhuma espécie de clube de benefícios, pode ser interessante apostar em descontos progressivos, cupons, frete grátis e muitos outros.

– DÊ UM RETORNO DE LIGAÇÕES, E-MAILS E REDES SOCIAIS

Uma atitude bem simples que pode fazer com que você consiga fechar bons negócios são os retornos de ligações e e-mails. Essa atitude básica pode fazer com que seja gerada uma maior aproximação entre você e o seu cliente.

Além disso, você estará mostrando que ele é muito importante para a o seu negócio. Como sendo uma das estratégias que todo empreendedor precisa ter.

Por conta disso, se organize e tire alguns momentos específicos do dia somente para retornar ligações, responder e-mails e interagir com o seu público nas redes sociais.

– DÊ E SOLICITE FEEDBACKS

Se você deseja se impor no mercado, é importante que você não somente peça avaliações, mas que também avalie. Avalie os seus fornecedores e colaboradores, sendo que da mesma forma você deve solicitar uma avaliação para encontrar os pontos de melhoria.

Esses feedbacks podem ser fundamentais para que você consiga agregar valor ao seu negócio caso analise-os de modo mais crítico e racional.

– ANTES DE FAZER UMA PERCEPÇÃO DE VALOR, FAZ PARTE DA PONTUALIDADE DO SEU NEGÓCIO

Marcou uma reunião para falar sobre o seu negócio com algum potencial cliente ou até mesmo com uma empresa que pretende fechar parceria? Criar uma percepção de valor do seu negócio, faz parte. Então seja pontual!

Hoje em dia a maioria as reuniões e apresentações de negócios acontecem por meio de softwares que nos permitem fazer videoconferências. Portanto, o trânsito deixou de ser uma desculpa, correto?!

Entre na sala de reunião uns 10 minutinhos antes, pois esses atrasos afetam negativamente a imagem do seu negócio.

– SEJA FIEL AOS PRAZOS ESTABELECIDOS

Preze para cumprir todos os prazos estabelecidos, pois caso contrário isso pode ter um impacto muito negativo para o seu negócio. Quando você não cumpre com um prazo determinado você acaba desgastando a relação do seu negócio com o seu cliente.

Além desse desgaste de relação, isso fará com que o cliente faça um marketing boca a boca mais negativos. Como sabemos que esse tipo de marketing é um dos mais poderosos, é melhor não arriscarmos.

– SURPREENDA O SEU CLIENTE DE FORMA POSITIVA

Quando falamos em surpreender o seu cliente de forma positiva não estamos falando de entregar apenas exatamente o que foi prometido, mas sim entregar algo além disso.

Vamos supor que você está vendendo um curso de inglês; ao comprar o curso, o seu cliente espera receber o curso como prometido.

Mas e se além do curso de inglês o seu cliente receber um dicionário em inglês, por exemplo? Isso faz com que você consiga o surpreender de forma positiva, pois ele recebeu mais do que o que ele esperava e também do que ele pagou.

– ALGO DEU ERRADO? NÃO SE ESCONDA!

Quando você reconhece, assume e mostra que está disposto a corrigir os seus erros, seus clientes e o mercado de modo geral tende a valorizar isso. Não se faça de vítima se não for realmente o caso, pois você será penalizado digitalmente por conta disso.

– ESTRUTURE AÇÕES APÓS VENDA CRIANDO MAIS UMA PERCEPÇÃO DE VALOR PARA O SEU NEGÓCIO

Já falamos em um dos tópicos anteriores que o processo de pós venda é importante, seja para colher um feedback ou até mesmo manter um contato constante, sem ser excessivo, com o seu cliente.

Por conta disso, desenvolva e estruture um plano de ação pós venda, para criar ainda mais uma percepção de valor para o seu negócio.

Se possível, crie uma equipe para trabalhar apenas com essa questão de coletar dados, analisar e manter ou entrar em contato com os clientes no pós venda.

CONCLUSÃO

Sabendo como realmente criar percepção de valor do seu negócio, comece hoje mesmo a colocar as nossas dicas em prática. Tenho certeza que você não sai perdendo.

A percepção de valor do seu negócio

Dessa forma você vai conseguir perceber como o número de vendas irá aumentar de forma exponencial. Uma das formas de você sair ganhando é disponibilizar a maior ferramenta de marketing digital, com percepção de valor bem abaixo, vencendo seus concorrentes.

Pois atualmente o valor monetário não é o ponto mais importante, mas o que é mais relevante é o que o seu negócio gera de valor para o seu cliente e como a vida dele será impactada com isso.

Quando você consegue as estratégias para aumentar a percepção de valor a medida em que aumenta o engajamento dos seus clientes, com certeza o seu negócio tende a se tornar um grande sucesso digital.

Desta forma o seu negócio passará a ser autoridade digital e como consequência se tornará mais confiável.

Curtiu a dica? Compartilhe esse artigo com um amigo ou deixa seu comentário aqui sobre o que você achou!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe uma resposta