COMO VOCÊ PODE CRIAR UM FUNIL DE VENDAS?

Muitos empreendedores tem o cliente como alvo em potencial, sabe por que? Porque envolve vender. Criar um bom funil de vendas ou pipeline e marketing gera um bom resultado.

Se você não deseja perder seus clientes, é necessário aprender a usar o funil de vendas adequadamente. Para cada etapa do funil, existe um tipo de conteúdo que será utilizado para atrair seu cliente.

Mas, se você ainda não tem cliente e não sabe como criar um funil de vendas ainda, você pode ler outros do nosso artigo:

Por isso, o funil aliado ao Inbound Marketing pode elevar muito os resultados comerciais de seu negócio. Mas, antes de trabalhar com esse método é preciso saber o que envolve um funil de vendas ou pipeline.

Certamente, vai está mais equipado para trabalhar com esse método de funil que é fundamental para criar uma venda.

O QUE É O PIPELINE?

Pipeline trata-se de um modelo estratégico que tem por objetivo mostrar a jornada do cliente até o momento final de compra.

O funil de vendas deve guiar seu cliente no momento em que ele percebe que tem um problema e que necessita de solução.

Se a sua empresa tem o produto ou serviço que o cliente necessita, e ainda tem bons conteúdos para educá-los, provavelmente ele irá se sentir confiável para fechar negócio. Com a internet, o processo de vendas mudou radicalmente, e dessa vez, pode ocorrer por etapas.

Para saber que tipo de conteúdo usar para o pipeline ou funil, temos que conhecer quais são suas etapas e as características de cada uma que consistem em três fases do pipeline que são, topo do funil, meio do funil e por último fundo ou final do funil.

Na hora de criar seu funil de vendas, é de extrema importância para você da atenção sobre isso, afinal de conta, é o que vai ajudar a vender seus produtos.

TOPO DO FUNIL

Nesta etapa, que é a etapa da consciência, a pessoa nem se dá conta de que tem um problema a ser resolvido. Por isso, nessa primeira fase o produtor de conteúdo deve se colocar como um especialista e deve criar conteúdos que facilitem o diagnóstico do problema.

Quando os clientes estão no topo do funil, eles ainda não nos apresentaram nenhum dado a seu respeito. Por isso, podemos oferecer materiais para tentar transformá-los em um possível lead.

MEIO DO FUNIL

Aqui é onde o cliente finalmente começa a reconhecer seu problema. Neste caso, o lead já leu diversos conteúdos oferecidos gratuitamente ou não por seu site. Sua empresa deve ajudar o cliente, e não apenas vender o produto de qualquer jeito.

Por isso, recomendamos que seja sincero na hora que for desenvolver conteúdos para clientes que estejam nessa etapa do funil ou pipeline. Caso haja necessidade, crie conteúdos que sejam mais técnicos para qualificá-los, e assim, procure obter mais informações sobre o cliente.

FUNDO OU FINAL DO FUNIL

Também conhecido como decisão de compra, neste momento o cliente já está educado. E o Marketing já entende que é hora do mesmo receber o contato de um vendedor. No fundo do funil, o cliente descobriu que tem um problema e que será muito difícil ele resolver sozinho.

Nesta última fase, o cliente se torna um Marketing Qualified Leads, ou seja, Leads qualificados para Marketing. A importância de saber vender agora está nesta fase.

Você deve fazer com que os clientes percebam que as mesmas podem ser suas grandes parceiras, podendo decidir em fechar o funil. Mas, como você pode criar um funil de vendas eficiente?

DICAS PARA CRIAR UM FUNIL DE VENDAS EFICIENTE

Funil de Vendas

O primeiro passo para você criar um funil de vendas é saber quem é sua persona fictícia, ou seja, você precisa desenvolver uma espécie de pessoa imaginária.

Na verdade se trata de um avatar que tenha as mesmas características do seu cliente em potencial como:

  • Região onde mora;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Poder de compra;
  • Hobbies;
  • Entre outros.

Ao ter a persona definida, chegou a hora de você criar o seu funil de vendas. Pois é extremamente poderosos e pode ser útil para qualquer setor da economia, desde a agricultura até a medicina, por exemplo.

Confira abaixo, algumas dicas para deixar seu funil poderoso e ainda atrair mais clientes aumentando o seu faturamento, certamente, é o que importa.

DEIXE O TOPO DO FUNIL DETERMINADO

Pipeline de vendas

Para manter uma impressão agradável logo no início, temos que proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Por exemplo, se queremos conseguir este objetivo, temos que saber como/quando/porque os clientes estão entrando em nosso funil.

Se você já trabalhar como um empreendedor e já tem seu site ou blog online, você pode encorajar seus clientes para se cadastrar em sua plataforma, e receber então uma isca digital.

Para os contatos offline, é importante enviar materiais que vão vencendo as objeções de seus clientes aos poucos. Afinal de contas, eles precisam te conhecer.

Neste caso, o produtor de conteúdo poderá elaborar e-mail marketing promocional, cases, estudos de caso, e outras informações que sejam relevantes e esclarecedoras ao cliente e deixe-o mais próximo de sua empresa.

SAIBA ONDE O MARKETING IRÁ ATUAR NA HORA DE CRIAR UM FUNIL DE VENDAS

Geralmente, quando falamos de criar um funil de vendas, devemos saber em que ponto o marketing estará presente para realizar suas campanhas, e neste caso pode se fazer presente no topo do funil e no fundo, que é quando o cliente já está quase tomando sua decisão.

Temos que ter um profundo cuidado com o topo do funil, pois por meio dele é que vamos convencer o cliente sobre nosso produto ou serviço. Nesta etapa, os clientes devem sentir confiança para continuar avançando e querer aprender mais sobre você e o que tem para oferecer.

Os especialistas em marketing digital sabem que, quando começamos a trabalhar o marketing pelo fundo do funil, a rentabilidade pode ser mais eficiente, no entanto, começar pelo fundo ainda é um desafio para muitos empreendedores.

Cada etapa do funil de vendas tem vantagens e desvantagens, por isso, antes de escolher um ponto de partida para iniciar campanhas de marketing para seu negócio, verifique qual o melhor custo/benefício que cada uma das etapas poderão trazer para o seu negócio online.

CONHEÇA OS PERFIS DENTRO DO FUNIL

De maneira geral, à medida que os clientes vão avançando dentro do pipeline, eles podem ter papéis diferentes, veja a seguir, o que os clientes podem ser até chegar no fundo do funil:

  • Mercado alvo;
  • Visitantes;
  • Prospectos;
  • Possíveis compradores;
  • Compradores;
  • Clientes.

Para concentrar os esforços corretamente, e conquistar cada vez mais clientes, temos que conhecer todas essas etapas, e saber como os clientes se comportam em cada uma delas, sendo assim, um grande passo da sua venda se realizar.

QUANDO CRIAR SEU FUNIL DE VENDAS, DIMINUA OS RISCOS

Tenha equilíbrio entre prospectar e fechar contratos, pois desta forma, sua empresa ou um negócio online como empreendedor não terá prejuízos. Aqui, quando você criar um funil deve ser uma ferramenta que irá ajudar a equipe de vendas a ter mais organização, e não perder o tempo.

A mensuração de resultados e a tomada de decisão torna-se mais eficaz, já que você é capaz de compreender o que os clientes desejam e o que eles realmente necessitam.

DECIDA SOBRE O MOMENTO DE MOVER SEU CLIENTE

Sua equipe de vendas deve ajudar seu cliente a tomar a decisão de fechar o funil, para facilitar nesta fase, é necessário haver um equilíbrio na hora de enviar informações para seus clientes.

Sabemos que o excesso de informações poderá impedir que o cliente contrate seu serviço ou compre seu produto no fim do funil.

Para mover o cliente da maneira certa, o empreendedor deve ficar atento às informações que o cliente oferece à você sempre que ele demonstrar interesse em passar para a próxima etapa do funil.

AO CRIAR UM FUNIL, MOSTRE QUE VOCÊ É DIFERENTE NA HORA DE FAZER VENDAS

Após ter definido as prioridades, e saber como fazer para passar o cliente para o próximo nível, é hora de trabalhar o potencial de sua equipe de vendas.

Cada empreendedor poderá ser útil em uma etapa, para vencer todas as objeções de seus clientes. Nesse momento, você mostra força e competência do que sabe fazer quando criar um funil, ou seja, você fará diferente na hora de fazer suas vendas.

QUE IMPORTÂNCIA O FUNIL PODE TER PARA VOCÊ?

Marketing

O pipeline funciona como uma técnica de marketing fundamental para atrair clientes de modo qualificado para os empreendedores. Por isso, nos últimos 3 anos a procura por materiais que falam a seu respeito tem crescido muito.

Com o funil, podemos acompanhar não apenas o tráfego do site ou blog, mas somos capazes de entender quais são os motivos reais que levaram os clientes a decidirem pelo nosso produto ou serviço.

Ao criar um funil de vendas, podemos adquirir a resposta das seguintes perguntas:

  • Como os clientes conseguem nos encontrar?;
  • Quais temas costumam pesquisar sobre a solução que vendemos?;
  • Que dúvidas podem surgir quando fazem a compra?.

Com essas perguntas respondidas, a jornada do cliente torna-se menos complexa para o empreendedor, que consegue solucionar com mais rapidez os gargalos, ou seja, as dificuldades de seu cliente.

QUE BENEFÍCIOS O FUNIL DE VENDAS PODE NOS OFERECER?

Quando utilizado do modo correto, o funil pode ser muito vantajoso para seu negócio, veja alguns desses benefícios caso ainda tenha alguma dúvida sobre a eficácia dessas 4 estratégia:

1 – RESULTADOS SÃO MAIS PREVISÍVEIS

Os setores de marketing e vendas podem saber com mais certeza, se realmente vão conseguir bater as metas ou não.

Como os números podem ser monitorados e atualizados diariamente, os gestores conseguem tomar decisões que podem mudar os rumos, e ainda melhorar  o faturamento da empresa.

2 – MELHORA O CONTROLE DO PROCESSO DE VENDAS

Se você tem uma empresa física com um funil de vendas ERP, o sistema fica integrado, e os gestores conseguem ter acesso às outras áreas da empresa, como por exemplo:

  • Controle de estoque;
  • Controle financeiro;
  • Emissão de boletos;
  • Suporte de atendimento ao cliente;
  • Registro de histórico de compras.

Com o apoio de um ERP, a comunicação entre os setores se torna ainda mais eficaz, e o tempo de resposta reduz drasticamente. A gestão de estoque também é mais organizada o que pode facilitar a entrega do produto para o cliente.

3 – AUMENTO DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTE

Com as estratégias de marketing e o atendimento devidamente organizados e alinhados, os clientes passam a serem fiéis à marca, pois sentem total confiança em indicar para outras pessoas, ou ampliar seus negócios com você que cumpre regras e consegue bater metas.

Se você for um empreendedor online bem organizado e responsável, consegue tranquilamente desenvolver boa credibilidade com seus clientes a longo prazo.

4 – RECEBER NOVOS CAMINHOS PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Quando os clientes nos passam informações por meio de um formulário, podemos identificar demandas de melhorias que permitem o 
desenvolvimento de novos produtos, e aumenta ainda mais as expectativas dos clientes com relação ao atendimento da sua como empreendedor.

CONCLUSÃO

O pipeline ou funil de vendas é sim capaz de aumentar expressivamente o volume de vendas de seu negócio. No entanto, para que possa gerar bons resultados, devemos respeitar o passo a passo mencionado aqui neste artigo. 

Se houver necessidade, busque ajuda de um especialista em marketing
digital para lhe ajudar na hora de criar um funil de vendas.
 Afinal de conta, nenhum empreendedor deseja perde a oportunidade de vender.

Por exemplo, conheça os funis de nichos que vou mencionar aqui para você ter uma ideia para criar seu próprio funil com sucesso ou até mesmo trabalhar com ela.

Certamente, para você conhecer cada etapa desses funis, faz parte da vida do empreendedor aumentar ainda mais a oportunidade de trabalhar com vários nichos.

Curtiu a dica? Compartilhe esse artigo com um amigo ou deixa seu comentário aqui sobre o que você achou!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe uma resposta