COMO APRIMORAR O SEU E-MAIL MARKETING PARA NÃO SER SPAM

Se você já trabalha com lista de e-mail que não gera nenhum resultado, está na hora de você aprimorar o seu e-mail marketing para não ser spam, por que se preocupar com isso? Porque o dinheiro está na lista.

Um dos fatores que os leitores não abre o seu e-mail, contribui para cair na caixa de spam, por que isso acontece? Veja alguns fatores que facilitam:

  • As pessoas não autorizaram receber os e-mails;
  • A mensagem pode está ultrapassada, fazendo o leitor perder o interesse;
  • O título do seu e-mail pode não surtir mais efeito como antes.

Esses fatores precisam se verificado rapidamente, antes que você não fica prejudicado e sair tudo errado, afinal de conta, você não deseja perder a sua lista de e-mail, né?

Uma boa maneira de você fazer com que isso não aconteça é sempre aprimorar seu e-mail marketing que já foram feitas, sem deixar de fazer isso para depois. Não deixa o seu lado profissional prejudicado, resultando nas perdas dos seus e-mails caírem na caixa de spam.

Outra maneira de evitar cair na caixa de SPAM é fazer a manutenção constante do seus e-mail em detalhes para descobrir aonde está o erro, se for o caso, troque as frases persuasivas, insere outro título que desperta interesse.

Para quem trabalha com marketing digital sabem das mudanças que podem acontecer com essa função, faz parte da vida do empreendedor refazer tudo o que vez, pois o e-mail marketing está sujeito a isso.

Por isso, mantenha atualizado sem fechar os olhos a realidade, não perca sua lista, aumenta o seu desejo de trabalhar com e-mail, aprenda a criar um e-mail na prática que vai te auxiliar melhor o que deve ser feito.

Além disso, não basta manter atualizado, é necessário analisar outro fator importante, o CTA.

ANÁLISE NO CTA PARA APRIMORAR SEU E-MAIL MARKETING

Vamos entender o primeiro ponto em questão que você precisa aprimorar no seu e-mail marketing um CALL TO ACTION (CTA), ou seja, uma chamada para ação, conforme a figura abaixo.

É comum observar em sites, blogs, e-mails recebidos pela sua caixa de entrada, um botão CTA indicando ao usuário o que deve ser feito. Geralmente, vem em forma de um link ou um botão com uma cor de destaque que explora termos no imperativo como esses aqui:

  • Inscreva-se Agora;
  • Assine Hoje;
  • Experimente grátis;
  • Comece Agora;
  • Saiba mais;
  • Participe Agora;
  • Pegue seu Teste Grátis;
  • Não Aperte esse Botão;
  • Saiba quando chega mais;
  • Cadastre-se para receber;
  • Seja Premium;
  • Me leve para o próximo nível;
  • Seu Presente está aqui.

Essa estratégia é fundamental para você fazer o convite aos leitores tomarem uma ação, sempre verifica se o botão CTA no seu e-mail marketing está clicável e funcional, caso contrário você precisa aprimorar.

O que talvez pode ser um dos fatores que o seu e-mail cai na caixa de spam, porque os leitores ignoram. Certamente, aumenta ainda mais a perda de usuários saírem da sua  lista de contato.

Para não surtir um efeito negativo no seu negócio online, procura fazer alguma coisa que atrai sempre, sem deixar de perder sua credibilidade.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA CONTINUAR AUMENTANDO A SUA LISTA?

Quem não gosta de receber presente? Você pode oferecer ‘isca digitais' como cortesia aos leitores fiéis que continuam na sua lista de e-mail. Essas iscas podem ser um novo e-book, um novo vídeo, um novo infográfico, ou até mesmo um complemento que faz parte do seu produto digital..

Essa é uma maneira interessante para deixar seus leitores sempre ativo com você. Desta forma, você cria um vínculo com eles por demonstrar esse carinho, pois com esse vínculo, você pode fazer duas coisas acontecerem:

  • Fazer uma futura venda;
  • Fazer com que eles saibam dos novos artigos, incentivando-os à tomarem uma ação para visitar seu blog que por sua vez aumentam tráfego.

Mais isso não é tudo, você precisa sempre inovar se quiser manter sua lista por um longo tempo, mesmo após terem feito as vendas se for o caso. Conforme o tempo vai passando, continua enviando conteúdos relevantes.

Deixa o seu leitor perceber que você se importa com ele, gerando assim um afeto que nunca vão esquecer disso. Todo o processo exige esforço e dedicação, mas vale apenas aprimorar sempre seu e-mail marketing.

NÃO FAÇA USO DO SPAM COMO PRÁTICA, PROCURA APRIMORAR TAMBÉM O SEU E-MAIL MARKETING EXISTENTE

Spam

Existem pessoas que não sabem trabalhar corretamente com e-mail marketing e nem pretende aprimorar, fazendo uso do spam como prática em duas ocasiões erradas:

  • Quer promover produto a todo custo;
  • Compra de lista de e-mail em massa sem autorização, achando que há vantagem nisso.

Posso afirma quem nenhum dos dois fatores estão certo, sabe por que?Primeiro, ninguém compra principalmente pela internet com desconhecido. Segundo, a lista de e-mail em massa disparado na caixa de entrada do usuário sem permissão, consistem em duas desvantagens:

  • Serem ignorado;
  • E-mails inexistente ou incorretos.

O que não convém para um empreendedor profissional trabalhar desta forma. Infelizmente, existem pessoas por incrível que apareça, com aquele conceito que falam de ‘ganhar dinheiro vendendo por e-mail é fácil,' isso é mentira.

O SPAM consiste no envio de e-mails indesejados. Uma mensagem é considerada SPAM quando o destinatário não pediu para recebê-la, não sabe porque está recebendo e o conteúdo recebido não possui valor para ele.

Posso afirma que é fácil para quem já fez o trabalho duro antes, que já conquistou a confiança da sua lista de e-mail. Mas, o que deixou esse empreendedor bem sucedido no seu negócio, sem fazer o uso dessa prática? O que ele fez para aprimorar seu e-mail marketing?

COMO SE BEM SUCEDIDO SEM FAZER O USO DO SPAM ERRONEAMENTE?

Para você que está começando agora ou para quem já trabalha pela internet há tempo, o uso da prática do SPAM é ilegal, o que não é correto para nenhum ambos empreendedores. Então, como você pode ser bem sucedido sem praticar SPAM?

Veja esses dois pontos importantes que você precisa fazer:

  1. Criar um Landing Page ou página de captura;
  2. Dar algo como bônus ou ‘isca' poderosa para chamar atenção.

Com esse dois pontos, você começa criar corretamente sua lista de e-mail aos poucos. Nesse momento, não tenta vender nada por enquanto, que seja um produto físico ou digital.

Pois ele aceitou colocar o e-mail pela primeira vez, porque ficou interessado no assunto que você prometeu e não para receber oferta que você está vendendo, por isso não é o momento de fazer venda agora, com exceção do conteúdo que você já havia prometido.

Não insista em fazer o uso dessa prática errônea e antiética. Lembra-se de uma coisa, o tempo é a melhor escolha que deve esperar. Por isso não vale apenas comprar lista de e-mail em massa para trabalhar com e-mail marketing sem aprimorar o que você já fez.

Não encara esta lista como vantagem para enriquecer financeiramente seu negócio, fazendo disso uma prática que não vai te levar para o lugar nenhum, vai por mim, o barato sai caro. E o pior, você perde a reputação por trabalhar assim.

COMO APRIMORAR SEU E-MAIL MARKETING?

e-mail marketing

Agora que você entendeu sobre o uso do SPAM, já está na hora de criar seu formulário. Então, existem dois modelos que você precisa saber:

  • Criar um formulário para capturar e-mail através do blog ou site;
  • Criar uma landing page com uma boa chamada no título.

Ambos precisam de nome (opcional) e e-mail (obrigatório) conforme a figura acima, mas com pequeno detalhe que difere um do outro, que posteriormente vou explicar. Por enquando vamos entender um conceito que precisa ser respeitado a saber single opt-in, double opt-in e soft opt-in.

ENTENDE O CONCEITO DE CADA OPÇÃO PARA RECEBER E-MAIL

Quando você cria um sistema de automação para receber esses e-mails, deixa configurado como double opt-in ou duplo clique, por que? Porque isso dará a certeza da confirmação do interesse do usuário, permitindo que você continue enviando mensagens, quando ele confirmar.

No caso do single opt-in ou confirmação simples é o critério de entrada de alguém na sua lista de e-mails. Para que suas mensagens não sejam SPAM, você só vai enviá-las para pessoas que de algum modo tenham interesse naquele tipo de e-mail.

Já o soft opt-in, as pessoas não demonstram interesse explícito em participar da sua lista de e-mails, porém existem uma relação prévia. Por exemplo, você tem uma lista de clientes, participou de um evento ou tem vários cartões de visitas e insere essas pessoas dentro da basa de contatos.

A partir do momento em que elas receberem um e-mail seu, elas não vão estranhá-lo, porque elas te conhecem, identificam o seu nome e o nome do seu negócio. Então, esse o ponto em questão que deve ser considerado antes de fazer isso.

Se você não tem um sistema e deseja aprimorar sua automação de e-mail marketing, a Builderall é conhecida mundialmente em 150 países como a maior ferramenta digital do mundo, oferecendo esse recurso nesse plano que mais facilita para o seu bolso.

Ela oferece o Mailingboss como um sistema de automação de e-mail marketing com leads ilimitados no plano premium que é a melhor opção de você trabalhar com essa ferramenta.

Além disso, a Builderall oferece vários modelos de página de captura no sistema que você pode fazer alteração de acordo com a sua necessidade.

NÃO DEIXA DE MELHORAR OFERECENDO MAIS ‘ISCA DIGITAIS' QUE GERAM MAIS RECIPROCIDADE NO SEU E-MAIL MARKETING

Para você continuar tendo um bom resultado com a sua lista, sempre ofereça uma nova ‘isca digital'. Essa isca pode ser um novo e-book, um novo infográfico, um novo vídeo do seu canal, enfim.

Por que é importante você fazer isso? Porque quanto mais você se importa com eles, mais chances terão de fazer suas vendas. É certo pensar assim, porque eles ficarão em dívida com você, por assim dizer.

Quando lançar um novo produto digital, eles estarão mais propenso de comprar com você, pois já ganhou bastante conteúdos de você que gerou confiança neles pela boa isca que foi oferecida.

Pensando bem, se a sua isca digital for muito boa, eles vão pensar assim: “se o produto que recebo já é bom gratuitamente, imagine um produto pago!”

O contrário também podem acontecer, por isso não tenha receio de oferecer algo que dar valor, não seja mesquinho, porque você não perde nada, é muito pelo contrário, você só tem a ganhar!

Uma das formas de se sair bem nisso é oferecer seu produto que está a venda para eles experimentarem. Veja um exemplo de um cara chamado Erick Salgado, cujo tamanha experiência, oferecendo seu produto por 14 dias de graças sem precisar de cartão de crédito.

É sempre importante você saber criar oportunidade sem parecer ser chato, sendo assim, você conquista qualquer um para o seu negócio, com intuito de aprimorar seu conceito sobre e-mail marketing.

A IMPORTÂNCIA DE VOCÊ TER UMA LANDING PAGE QUE DIFERE DO FORMULÁRIO SOMENTE PARA BLOG OU SITE

O fato de você ter uma landing page espalhado por aí é justamente para aumentar sua lista de e-mail. Não se limita somente da captura de e-mails com site ou blog.

Uma landing page ou página de captura separada, certamente ajuda você ganhar mais e-mails vindo desse modelo, por isso cria uma página com 3 elementos importantes:

  • Um bom título chamativo;
  • Um texto poderoso e persuasivos;
  • Um botão de urgência.

Seguindo esta estratégia com 3 elementos, você consegue atingir o objetivo. Tenta melhorar ainda mais a taxa de abertura do seu e-mail marketing para facilitar o trabalho com a sua lista.

1 – TÍTULOS CHAMATIVOS

Você já se deparou com um título que chamou a sua atenção? Pois é, isso é o que você precisa fazer na sua página de captura para chamar atenção. Cria um bom título que desperta curiosidade.

Veja um exemplo de títulos que você pode usar como modelo na hora de criar sua primeira página de captura ou aprimorar um e-mail marketing existente:

  • Possua Um Negócio Que Você Escolher Sem Investir 1 Centavo”
  • “Como Fazer Uma Fortuna Hoje Começando Do Zero!”
  • “38 Maneiras Fáceis e Divertidas Para Ganhar R$ 500,00 No Próximo Final de Semana

Neste exemplo, os leitores ficarão curiosos e ansiosos para deixar seu e-mail para saber mais sobre esse conteúdo. Desta forma, você capta atenção e o desejo de fazer com o que ele tomam uma ação.

Quando você cria um bom título assim, além de ser bom é preciso você enviar o que foi prometido. Não tenta enganar com bom título, oferecendo uma coisa e enviando outra.

2 – TEXTOS PODEROSOS E PERSUASIVOS

Uma outra ideia que chama atenção além do título é incluir no modelo com textos poderosos e persuasivos que captam atenção ainda mais dos que procuram.

Textos poderosos dão a ideia de convencer seu prospectivo cliente a fazer uma ação. Na verdade é mais do que uma ação necessária, pois ela vai colocar o seu e-mail para saber mais detalhes.

Quando você criar um modelo assim na sua página de captura, pensa com calma antes de colocar qualquer textos.

A internet está cheio de blá, blá, blá procura ser mais criativo para inserir bons textos persuasivos, com a intenção de ganhar principalmente aquele e-mail, pois será seu futuro cliente.

Uma coisa que pode te ajudar é criar essas palavras de persuasão, inserindo na sua pagina de captura, veja um exemplo:

  • Reciprocidade – quem de nós não gostamos de receber algo de valor e gratuito? Faça você o mesmo, comova os seus prospectivos clientes dando-lhes algo;
  • Compromisso – para aumentar ainda mais a sua confiança, honre com as promessas feitas e depois construa seus argumentos sobre ele;
  • Prova Social – use depoimentos de pessoas confiáveis;
  • Autoridade – se você é uma pessoa que domina seu nicho, as pessoas vão ver sua autoridade de forma clara e coerente;
  • Empatia – quanto mais você usa com a reciprocidade, as pessoas são mais propensas a comprar com você, elas terá uma dívida por tudo o que você faz, então seja amigável;
  • Escassez – deixa a pessoa com aquela sensação de agir ou tomar uma ação. Podendo ser algo do produto, da oferta ou do tempo; isso não precisa ser real, apenas perceptível.

Existem muitos outros textos persuasivos que você pode inserir.

3 – ADICIONAR URGÊNCIA (SENDO UM GATILHO MENTAL) APERTANDO O BOTÃO.

Esse gatilho da urgência é semelhante a escassez, quando você cria um bom título e insere textos poderosos e persuasivos, agora é a hora de você colocar aquele botão CTA que expliquei no início desse artigo, lembra?

Conhecido como Call To Action, um botãozinho como “clique aqui”. Mais isso deixa um pouco genérico. Então, qual é a melhor prática que você pode fazer, além do que foi explicado? Coloque nesse botão palavras que tem a ver com o que você quer oferecer.

Por exemplo, se você cria uma uma página de captura que oferece um e-book sobre sobre um determinado assunto, coloque assim: Baixa o seu E-book Agora Mesmo Sobre (coloque o assunto aqui) Feito assim, chama mais atenção do que um botão simples como “clique aqui.”

Esses são os três elementos que você precisa fazer, aplicando na sua landing page ou página de captura se deseja continuar aumentando sua lista de e-mail.

CONCLUSÕES

Antes de você colocar todo assunto por escrito, não deixa de praticar o que aprendeu aqui. Continue descobrindo e aprimorando aos poucos para acrescentar algo que pode melhorar o seu trabalho com e-mail marketing.

Certamente, para um bom resultado do seu negócio fluir, você precisa se esforçar, não cai na tentação de fazer a lei do menor esforço, comprando lista de e-mail em massa, pois isso não ajuda em nada.

Como é de esperar, ‘o dinheiro está na lista', se você não fizer bem corretamente de nada adianta trabalhar com e-mail marketing.

Não é do dia para noite que consegue ter 1000, 10.000, 100.000 ou mais e-mails para ganhar dinheiro. É preciso muito trabalho árduo para conquistar, não desanime.

Sempre foca na necessidade de aumentar o interesse daqueles que procuram e te acompanham a muito tempo. Segure as mãos por assim dizer ao seus leitores e compradores por muitos anos.

Criar uma página de captura com a intenção de enviar conteúdo ou bônus conforme prometido que geram resultados, torna uma experiência muito boa! Não veja seu leitor como um simples comprador, veja ele como cliente que precisa da sua atenção sempre, nesse caso jamais perderá a confiança em você.

Transforme suas ideias em oportunidade para trabalhar sério com e-mail marketing, recomenda uma boa ferramenta de marketing digital para você fazer o trabalho sem muita dor de cabeça. Se deseja fazer correto, então faz bonito como deve ser feito!

Curtiu a dica? Compartilhe esse artigo com um amigo ou deixa seu comentário aqui sobre o que você achou!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe uma resposta